Santuário

V Congresso Arquidiocesano da Divina Misericórdia

Ano Mariano serve de inspiração para as palestras e atrações do evento, que acontece anualmente.

Sob o tema “Nossa Senhora Mãe de Misericórdia”, acompanhado pelo lema “Sua misericórdia se estende de geração em geração, sobre os que o temem” (Evangelho de Lucas 1, 50), a última edição do encontro foi realizada no dia 20 de maio de 2017, no Santuário da Divina Misericórdia do Rio de Janeiro, em Vila Valqueire. Diferente dos anos anteriores – em que a duração era de três dias no mês de junho – a opção deste ano foi por um sábado de maio, para dar destaque ao I Congresso Continental da Misericórdia nas Américas (ACCOM, em inglês), que acontece entre os dias 22 e 25 de junho em Aparecida do Norte, São Paulo.

Entre os 250 inscritos, entre leigos e religiosos de diferentes partes do país, estavam o padre Laureandro da Silva, que veio com um grupo de 15 pessoas da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, as religiosas das congregações Carmelitas Descalças Servas dos Pobres, Missionárias da Caridade, os membros do Movimento Contemplativo Charles de Foucauld e as Irmãs da Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia.

A primeira palestra, ministrada pelo Padre Daniel Luz Rocchetti – da Sociedade do Apostolado Católico (SAC) – doutor em Missiologia, teve como tema “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará” e tocou nas reflexões sobre a mensagem de Fátima no centenário das aparições. Naquela ocasião, Nossa Senhora perguntou aos pastores: “Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?”. Segundo o padre, só possível alcançar as virtudes anunciadas por Maria através da Oração, da Penitência e o Sacrifício.

A Missa Solene foi celebrada por Dom Orani Tempesta para abrir a segunda metade do evento. Em sua homilia, o cardeal pontuou que a intercessão de Nossa Senhora permitiu o Ano da Misericórdia e que ela é o primeiro “Templo da Misericórdia”. O arcebispo ainda declarou que devemos nos deixar conduzir pelas mãos da Mãe, que nos leva ao encontro de Jesus.

Durante o congresso, houve a tradicional partilha de testemunhos, que demonstrou como Nossa Senhora é uma mãe atenta as necessidades dos seus filhos. Uma das participantes, Marília Lopes, contou aos presentes sobre as graças em sua vida através da intercessão mariana. Outro congressista, Alexandre Finotelli, relatou como foi sua conversão, também por intermédio de Maria.

O Diácono Melquisedec Ferreira abriu a tarde, com a palestra sobre Nossa Senhora Aparecida (em sua paróquia S. Rafael Arcanjo, ele reúne 2000 homens semanalmente para rezar o terço mariano). Lembrou que os portugueses chegaram aqui com uma cruz no navio e que o país começou com a celebração de uma Santa Missa. Para finalizar, rezou o Terço de Nossa Senhora pela atual situação do Brasil.

O Terço da Misericórdia teve início em seu horário característico, às 15 horas, seguido da palestra da Irmã Solange Diniz, da Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia, a mesma a que pertenceu Santa Faustina Kowalska. Para a religiosa, “Maria é antes de tudo aquela que trouxe ao mundo o filho de Deus e, desta forma, participa da obra salvífica de Cristo. Ela é a mãe da misericórdia encarnada; Maria tornou-se a Mãe da Misericórdia do modo mais pleno possível: aos pés da Cruz. Maria é o modelo mais perfeito, mas não somente o modelo, como também, o nosso porto seguro. Nela devemos buscar proteção. Santa Faustina não tinha medo de compartilhar com Maria os seus momentos difíceis. Ela tinha toda a confiança e uma intimidade muito grande com a Mãe Santíssima. E, assim como falou para Santa Faustina, Maria nos diz até hoje: ‘Nada receies, sê fiel até o fim. Eu me compadeço de ti.’” (Diário 635).

Irmã Solange ainda contou sobre sua experiência ao longo de 20 anos vivendo, rezando e trabalhando nos mesmos lugares em que Santa Faustina realizou suas tarefas diárias e viveu a intimidade com Cristo.

O congresso terminou com o teatro musical “Cantarei as Misericórdias do Senhor” com a Companhia de Artes Luz do Mundo, da artista Maíra Jaber.

Veja as fotos do Congresso

Revisão de texto por Luana Weitzel e Priscilla Silva.

Tema: "Nossa Senhora Mãe de Misericórdia"
Lema: "Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem." [Lc 1, 50]

• Data: 20 de maio de 2017 (sábado)
  • Local: Santuário Arquidiocesano da Divina Misericórdia