Inscrições abertas para o IX Congresso Arquidiocesano da Divina Misericórdia

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 Avaliação: 1 voto

O Santuário da Divina Misericórdia do Rio de Janeiro realizará no dia 19 de junho de 2021 o IX Congresso Arquidiocesano da Divina Misericórdia.  Motivado pelo Ano de São José, esta edição do congresso traz o tema "A Ternura de São José: Expressão da Misericórdia do Pai" e tem como lema "Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente." [Lc 1,78].

Assim como nos últimos anos, o IX Congresso será realizado em apenas um dia, das 8h às 18h.

SÃO JOSÉ, PAI NA TERNURA

Aos participantes no Simpósio Nacional sobre "A Teologia da Ternura de Papa Francisco", em 2018, o pontífice afirmou: "Ternura é uma palavra benéfica, é um antídoto contra o medo, pois no amor não há medo e a confiança vence o medo. Sentir-se amado significa aprender a confiar em Deus e a dizer-lhe: 'Jesus, eu confio em Ti'."
* www.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2018/september/documents/papa-francesco_20180913_convegno-tenerezza.html

Norteados pelo mergulho na ternura proposto pelo Papa Francisco, neste ano vamos nos aprofundar Sobre a Ternura em São José, expressão da Misericórdia do Pai, tendo como lema Lc 1,78 (versão Ave Maria) "Graças à ternura e misericórdia de nosso Deus, que nos vai trazer do alto a visita do Sol nascente".

Durante todo o dia faremos um mergulho profundo na Misericórdia de Deus, conduzido por conferencistas que vivenciam a temática em suas vidas.

Temos confirmadas as presenças do Diácono Welton Vieira, da Paróquia São Jorge - Quintino; do Pe. Daniel Luz Rocchetti, SAC, doutor em Missiologia e Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária da CNBB; Cônego Leandro Câmara, Reitor do Seminário Arquidiocesano de São José - Rio de Janeiro; Pe. Alexandre Paciolli, iCM, fundador da Comunidade Olhar Misericordioso; e do Seminarista Igor Sales de Carvalho, SAC, do Semiário Maior Palotino.  Os palestrantes farão um terno passeio sobre diversas facetas de São José como pai.

Enriquecendo o conteúdo, as palestras serão intercaladas com os testemunhos de Cristina Diniz, diretora do colégio Everest, pedagoga com 41 anos de experiência em Educação Católica; de D. Ilda Conceição e Mônica Nardy, integrantes do Movimento da Divina Misericórdia do Santuário; e do Diácono Paulo Tonácio, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção - Sulacap.

Pela manhã, teremos a abertura do Congresso com as boas-vindas do Pe. João Sopicki, SAC, Reitor do Santuário Arquidiocesano da Divina Misericórdia.  A Santa Missa será presidida pelo Pe. Jurandir Nascimento, SAC, pároco do Santuário.  Na parte da tarde, teremos o momento Palavra do Cardeal, com testemunho e bênção de Dom Orani João Tempesta, seguido do Terço da Misericórdia.

E para nos ajudar a chegar em águas ainda mais profundas, ao final do dia teremos a apresentação teatral "O Primeiro Encontro" (uma adaptação do livro "A Sombra do Pai", de Jan Dobraczyński),com o Grupo Raios da Misericórdia, que vai nos transportar para o primeiro encontro de São José com a Virgem Maria, encerrando o dia do congresso com uma bela encenação.

Os interessados em participar deverão inscrever-se pelo site do Santuário - www.santuariodamisericordiarj.org.br/congresso2021.  Outras informações também disponíveis no site.

Serviço - IX Congresso Arquidiocesano da Divina Misericórdia

20210619 IX congresso card